sábado, 21 de julho de 2012


6º Feijoada Comunidade Quilombola.
Participação especial e Homenagem a Sombrinha 19/08.



SOMBRINHA + Arlindinho = geração de ouro do Fundo.
Já formaram ate dupla tamanha importância tenha os dois.
Hoje os dois têm carreiro solo, Arlindo mega conhecido.
Já Sombra com seu cavaquinho singular e voz inconfundível, mas não menos importante consagrado pela geração de ouro da década de 80... Sombrinha cai no gosto dos amantes, do bom samba belas canções, belas letras, consagradas pelo Grupo Fundo de Quintal, e outros intérprete e compositores como Zeca, Bete, Jorge Aragão e outros... Todos remanescentes do grande berço, Cacique de Ramos. Este papo vai longe!!!




Blog Do Gudin: Alô, pessoal do ABC! Dia 27 de julho,  EDUARDO G...

Blog Do Gudin: Alô, pessoal do ABC!

Dia 27 de julho,  EDUARDO G...
: Alô, pessoal do ABC!  Dia 27 de julho ,   EDUARDO GUDIN & NOTÍCIAS DUM BRASIL se apresentam no SESC Santo André , às 21h , com parti...

domingo, 15 de julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012









Rio ganha centro de referência e memória do carnaval de rua

Projeto da Casa da Sebastiana foi lançado na Lapa e vai abrigar história dos blocos. Espaço ainda terá oficinas, bar temático e shows



Famoso por sua irreverência e por atrair milhares de foliões, o Carnaval de rua do Rio de Janeiro ganhou um local onde estará registrada toda a sua história. Em frente aos Arcos da Lapa, reduto da boemia carioca, no sobrado de numero 13 da Rua Riachuelo, foi lançado, na tarde de 26 de junho de 2012, o projeto da Casa da Sebastiana.



A Casa será um centro de referência e memória dos blocos de rua, e também irá funcionar como centro cultural e núcleo para capacitação de mão de obra em atividades ligadas à economia do carnaval.



A presidente da Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), Rita Fernandes, explica que essa era uma ideia antiga.



“As histórias que marcam a revitalização dos blocos estão guardadas nas nossas memórias, em acervos pessoais. Agora vamos poder dividir com todos, especialmente com pesquisadores e interessados na historia da cultura carioca e do carnaval", contou Rita.



Durante o evento de lançamento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que o projeto é particularmente importante porque resgata essa manifestação carioca que está diretamente ligada a historia da cidade.



“Esta passa a ser a casa oficial do carnaval de rua, do samba, da boa música, da cultura e da alma carioca”, disse o prefeito.



Paes anunciou ainda que a Prefeitura do Rio se responsabilizará financeiramente pelas obras de recuperação do patrimônio, um sobrado que data do fim do século XIX e precisa ser totalmente reconstruído. As características originais de fachada serão mantidas, respeitando-se o fato do casarão fazer parte de área de preservação histórica.



Prevista para inaugurar em dezembro de 2013, a Casa da Sebastiana será construída na Rua do Riachuelo, nº 13, bem próximo aos Arcos da Lapa. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Rio e da Globo Rio.



Centro de Memórias

O Centro de Memória contará a história dos blocos, guardada em documentos de arquivos pessoais e na memória dos foliões. O acervo mostrará como o Carnaval de Rua do Rio cresceu e revitalizou-se, chegando a arrastar mais de cinco milhões de pessoas pelas ruas em 2012. O objetivo é reunir documentos, letras de sambas, desenhos, filmes e fotos para disponibilizá-los digitalmente para consulta de pesquisadores, leitores e interessados no assunto.



“Já estamos fazendo um trabalho de recuperação de fotos, camisetas, bandeiras e relatos dos últimos 19 anos do Bloco Meu Bem Volto Já”, falou Jorge Sápia, um dos fundadores do bloco que desfila na terça-feira de carnaval, no Leme, na Zona Sul do Rio, e vice-presidente da Sebastiana.



Filmes, shows e exposições

Já o Centro Cultural será um espaço para programação e atividades permanentes. No local, haverá rodas de samba e shows de ritmos brasileiros que possam ser associados ao Carnaval. Uma sala de exposição receberá fotos, desenhos, pinturas e todo tipo de arte visual. O centro abrigará também uma sala de filmes, com lançamentos e projeção de produções ligadas ao tema. No bar temático do terraço o espírito carnavalesco marcará presença no cardápio, nos nomes das bebidas e petiscos.



Para manter viva a folia, a Casa da Sebastiana terá ainda um núcleo especialmente desenvolvido para a realização de cursos de capacitação de mão de obra em atividades como corte e costura de fantasias, confecção de adereços e conserto de instrumentos. Haverá ainda projetos especiais com produção de documentários, gravação de CDs, entre outros.
Fonte: Papo de Samba



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Não é só Samba não!!!


A nossa maior riqueza sem duvida é a nossa diversidade.

E aqui em nossa comunidade Quilombola, conseguimos viver isso de maneira tão ampla e satisfatória que nos deixa, muito feliz.

É importante retratar, que a Comunidade, não tem pretensão política em relação a cargo publico. Tanto que não nos permitimos, aliança partidária vai de cada um faze sua escolha, todos têm seu livre árbitro sobre quem escolhe para nos representar.

Porem é impossível não tratar de política no mundo atual, é sabedoria, é conhecimento, e principalmente Cidadania, temos que estar antenados aos acontecimentos e o caminho que será dado, por quem nos representa.

Faz parte de nossos direitos saber qual rumo será tomado, e porque será feito desta maneira, afinal eles nos representam.


Mas o assunto é outro; Abaixo duas matérias do JP de hj dia 29/06.
Uma delas onde Sonia Veríssimo e Regina Veríssimo fundadoras e voluntarias assíduas da Comunidade Quilombola, e outros. Neste mesmo grupo também presente Maria Araujo, outra simpatizante da Comunidade Q, que nos ajuda com sua sabedoria, que logo mais torcemos que se junte a nos.


Estão participando diretamente da Criação do Conselho Negro de Piracicaba, diga de se passagem Piracicaba, esta estaguinada nesta frente, que se prende ao poder de alguns.



 
 
 
Já a outra, segue com o Barata como é conhecido e carinhosamente chamado por todos, também é colaborador assíduo, fundador e voluntario, amante do samba, e conhecimento de causa, e sabedoria.


Fundador também da super representativa Ascapi, é técnico atual da equipe e membro da CBC, entre outras atribuições do camarada que não vem ao caso.

Amplia-nos a diversidade que vimos no nosso Quilombo Lúdico.




Axé a todos!!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012



O Show tem que continuar.
Presença confirmada para nossa 6º Feijoada 19/08.




Cantor, Compositor e Músico.

Montgomerry Ferreira Nunis, nascido em São Vicente, SP no dia 30 de Agosto de 1959.


Comecei cedo minha carreira, auto didata, aprendi a tocar violão muito novo; com 14 anos ganhei um violão 7 cordas de meu pai e começei a tocar em casas noturnas. Em 1977 com 18 anos, já como profissional, gravei com Baden Powel e os Originais do Samba.


Toco violão 6 e 7 cordas, cavaco, Banjo e Bandolim.

Em 1979 fui para o Rio de Janeiro, onde, junto com Almir Guinéto, Jorge Aragão, Bira, Ubirani, Sereno e Neoci fundei o Grupo Fundo de Quintal.


Em 1980 começei a compor minha primeira música, Marcas no Leito, em parceria com Jorge Aragão, foi gravada pela cantora Alcione. Hoje são mais de 300 gravações, gravadas por grandes intérpretes como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Chico Buarque e Caetano Veloso, além de muitos outros.


Fiquei por 12 anos no Grupo Fundo de Quintal, onde fiz muito sucesso com 12 discos; saí em 1991 para seguir carreira solo e gravei 2 discos. Em 1995, a pedido do meu compadre Arlindo, fizemos a famosa dupla de samba “Arlindo Cruz e Sombrinha“, que durou 7 anos e rendeu 5 discos.


Hoje mais amadurecido e de bem com a vida, recomeço a carreira solo com o CD Derramando Alegria, que retrata essa nova fase da minha vida. O disco tem sambas inéditos e 3 participações muito especiais: Alcione, Diogo Nogueira e Gabriel o Pensador. Também tem a produção do meu compadre Jorge Cardoso.


Trago na bagagem diversos Prêmios e Homenagens, entre eles estão 10 Prêmio SHARP de Música, sendo 6 como melhor Grupo de Samba, 1 como Artista Revelação e 3 como Melhor Composição com as músicas: Além da Razão, Nas Rimas do Amor, e Ainda é Tempo pra Ser Feliz.



Também já entrei com 4 Temas de Novelas da Globo: Malandro Sou Eu (Roque Santeiro), Fogo de Saudade (O Outro), Alto Lá (O Clone) e Além da Razão (Salvador da Pátria).


Já levei meu samba a Diversos Cantos do Mundo, Angola, Nova Iorque, Japão (no total 40 cidades), além de Todo o Brasil.
Fonte: Site do Artista

Depois de uma tremenda passagem, T C Kaçula, e a bela Ilcéia Mirian pelo Projeto 14 Sambas, numa singela Homenagem a Toniquinho Batuqeuiro e Geraldo Filme dois dos maiores representante do Samba Rural Paulista.

Estamos nos preparativos para nossa 6º Feijoada Comunidade Quilombola. Com presença ja confirmada, nada mais que Sombrinha, uns dos Fundadores do Grupo Fundo de Quinta, da fabulosa roda de Samba Caique de Ramos onde tudo começou.