quarta-feira, 4 de julho de 2012









Rio ganha centro de referência e memória do carnaval de rua

Projeto da Casa da Sebastiana foi lançado na Lapa e vai abrigar história dos blocos. Espaço ainda terá oficinas, bar temático e shows



Famoso por sua irreverência e por atrair milhares de foliões, o Carnaval de rua do Rio de Janeiro ganhou um local onde estará registrada toda a sua história. Em frente aos Arcos da Lapa, reduto da boemia carioca, no sobrado de numero 13 da Rua Riachuelo, foi lançado, na tarde de 26 de junho de 2012, o projeto da Casa da Sebastiana.



A Casa será um centro de referência e memória dos blocos de rua, e também irá funcionar como centro cultural e núcleo para capacitação de mão de obra em atividades ligadas à economia do carnaval.



A presidente da Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), Rita Fernandes, explica que essa era uma ideia antiga.



“As histórias que marcam a revitalização dos blocos estão guardadas nas nossas memórias, em acervos pessoais. Agora vamos poder dividir com todos, especialmente com pesquisadores e interessados na historia da cultura carioca e do carnaval", contou Rita.



Durante o evento de lançamento, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que o projeto é particularmente importante porque resgata essa manifestação carioca que está diretamente ligada a historia da cidade.



“Esta passa a ser a casa oficial do carnaval de rua, do samba, da boa música, da cultura e da alma carioca”, disse o prefeito.



Paes anunciou ainda que a Prefeitura do Rio se responsabilizará financeiramente pelas obras de recuperação do patrimônio, um sobrado que data do fim do século XIX e precisa ser totalmente reconstruído. As características originais de fachada serão mantidas, respeitando-se o fato do casarão fazer parte de área de preservação histórica.



Prevista para inaugurar em dezembro de 2013, a Casa da Sebastiana será construída na Rua do Riachuelo, nº 13, bem próximo aos Arcos da Lapa. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Rio e da Globo Rio.



Centro de Memórias

O Centro de Memória contará a história dos blocos, guardada em documentos de arquivos pessoais e na memória dos foliões. O acervo mostrará como o Carnaval de Rua do Rio cresceu e revitalizou-se, chegando a arrastar mais de cinco milhões de pessoas pelas ruas em 2012. O objetivo é reunir documentos, letras de sambas, desenhos, filmes e fotos para disponibilizá-los digitalmente para consulta de pesquisadores, leitores e interessados no assunto.



“Já estamos fazendo um trabalho de recuperação de fotos, camisetas, bandeiras e relatos dos últimos 19 anos do Bloco Meu Bem Volto Já”, falou Jorge Sápia, um dos fundadores do bloco que desfila na terça-feira de carnaval, no Leme, na Zona Sul do Rio, e vice-presidente da Sebastiana.



Filmes, shows e exposições

Já o Centro Cultural será um espaço para programação e atividades permanentes. No local, haverá rodas de samba e shows de ritmos brasileiros que possam ser associados ao Carnaval. Uma sala de exposição receberá fotos, desenhos, pinturas e todo tipo de arte visual. O centro abrigará também uma sala de filmes, com lançamentos e projeção de produções ligadas ao tema. No bar temático do terraço o espírito carnavalesco marcará presença no cardápio, nos nomes das bebidas e petiscos.



Para manter viva a folia, a Casa da Sebastiana terá ainda um núcleo especialmente desenvolvido para a realização de cursos de capacitação de mão de obra em atividades como corte e costura de fantasias, confecção de adereços e conserto de instrumentos. Haverá ainda projetos especiais com produção de documentários, gravação de CDs, entre outros.
Fonte: Papo de Samba



Nenhum comentário: