
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
“1º ESQUENTA DO AMBRÓSIO”

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Proximo homenageado do Projeto 14 Sambas - Luiz Carlos da Vila
Em outubro fará 1 ano que Luiz Carlos da Vila faleceu. O Projeto 14 Sambas através da obra deste compositor prestará uma homenagem no último Projeto do ano de 2009 a realizar-se no próximo dia 15 de Novembro. Mais que um dos melhores sambistas que o Brasil já teve, Luiz Carlos era o que posso chamar de um sambista do povo. Costumeiramente frequentava rodas de samba não só do Rio Janeiro mas também de locais onde apresentava seus shows, como poderemos perceber nos vídeos abaixo. Em breve maiores informações .quinta-feira, 27 de agosto de 2009
3ª Feijoada Quilombola - Esta família e muito unida e também muito ouriçada
No último dia 23/08 ocorreu aqui em nossa cidade a 3ª Feijoada da Comunidade Quilombola, onde aproximadamente 650 pessoas brindaram o evento recheado por dedicação, amizade, samba e pessoas queridas perpetuando mais um sucesso e sensação de "prazer" cumprido a todos que direta ou indiretamente contribuiram. E a homenagem desta vez vai no sucesso que Dudu Nobre interpretou da composição de Dito e Tom:Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar...
Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar
Catuca pai, mãe, filha
Eu também sou da família
*_Para ver mais fotos clique aqui e acesse nosso perfil no Orkut_*
Parabéns Comunidade Quilombola e a todos os amigos que vem prestigiar os movimentos, projetos, festas e trabalhos realizados pelo nosso coletivo
terça-feira, 23 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Vídeos do último Projeto em homenagem ao compositor Décio Carvalho
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Possiblidades....

A gente muda o mundo na mudança da gente por Gabriel o Pensador
Nada melhor que descobrir a cada dia coisas diferentes, aproveitando-as ao máximo para nosso desenvolvimento pessoal, afinal o mundo muda com a mudança da gente. No último projeto conhemos o DJ Lu, nosso vizinho residente na cidade de Santa Barbara, o qual nos falou um pouco sobre seu trabalho através da vertente do Hip Hop. Atualmente novas vertentes de projetos e organizações começam a surgir e visitar o 14 Sambas; onde além de trazerem a troca de conhecimento e experiências, nos mostram também que por mais pessimismo que certos atos e momentos possam transparecer, experiências como estas sempre trarão um mundo com amplas possibilidades positivas. Abaixo entrevista feita pelo DJ Lu com algumas pessoas do 14 Sambas.por Fábio
domingo, 7 de junho de 2009
4 anos depois.
Um passo a frente e você não esta mais no mesmo lugar.. Chico Sciencequarta-feira, 27 de maio de 2009
Piracicaba prepara a inauguraçao do Clube do Samba (Próximo sábado 06/06)

Piracicaba prepara lançamento do “Clube do Samba”
Um seleto grupo de amigos, pesquisadores, admiradores e multiplicadores das artes e da Cultura, decidiram se reunir para lançar o “Clube do Samba de Piracicaba”. A proposta é resgatar as inúmeras manifestações e expressões da cultura popular relacionadas ao gênero Samba, em todas as suas variações, dos mais cantados aos mais dançados, até as derivações “samba de lenço”, samba de roda que floresceram nos séculos anteriores, mas que hoje estão guardadas apenas na memória de alguns antigos praticantes e pesquisadores. Essas antigas manifestações precisam ser relembradas ou aprendidas, para o bem da Cultura local e conhecimento das novas gerações. O lançamento festivo do “Clube do Samba” acontecerá no próximo dia 06 de junho, na Av. Alidor Pecorari, no antigo restaurante Casa Velha, no Parque da Rua do Porto, com início às 14h e término às 20h. O evento de inauguração do “Clube do Samba” é temático e foi idealizado para reativar a memória de quem conheceu, e mostrar aos que não conheceram, o calor, a ginga e a alegria do tradicional grupo “Zueira Samba”, que fez sucesso estrondoso em Piracicaba nos anos 70 e 80.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
4 anos de Projeto 14 sambas
Hoje nosso bebê faz 4 anos, bebê que vai crescendo através de um trabalho que busca levar música e instrução, dentro de um ambiente de festa e alegria. Deco compos para as aberturas das rodas do Projeto o verso: "não estou dizendo que nós somos a escola, eu sou 14, sou da veia Quilombola", afinal nossa proposta não tem intuíto de ensinar nada a ninguém, mas sim propiciar junto aos que nos rodeiam, a experiencia de vivenciar um aprendizado. E diga-se de passagem que aprendizado. Com um grupo de talentos tão antagônicos, onde certas vezes um consenso a curto prazo podería ser algo complicado, o desafio da proposta somado a bons ensinamentos dos nossos pastores e pastoras, promove ao invés de viés, energia para que o motor do projeto prossiga em funcionamento. Nossos mais sinceros agradecimentos à todos que são esta energia pulsante Deco, Mazinha, Luiz Armando, Sonia, Samuel, Ivete, Dasdores, Skymó (ele complica o nome assim mesmo para chamar a atenção) , Paulinho, Ilder, Saulo, sumido Ramon, Paquitao, Presidente, Neto, Danielas, Karine, Munra, Fifa, Buiu, Julião, Vaguininho, Marcão, Ana Claudia, Da Massa, Barata, Cadu, Brau, Maria Claudia, Dani o feio, Joede, Luis Carlos, Sergião e amigos de Limeira City, Let Zepplin (sim o nome dele é este mesmo), Carioca, Gustavinho, Maria Olivia, Lisinha, Dina, Adirson e Dudé, Dezinho, Palmito, Família Boni, Café, Cofinha, Mazinha, Dr Márcio e Dr Bruninho, Seu Pedro e esposa, Chicletinho, Rafael do cavaco (este garoto promete), Ana Claudia, Luana, Luanda, Renata, Junião, Du, Fernandas, Yago, Luis Henrique, Nikinha, Gordinho e Gordinho, Biro, Lebório, Grupa, Sr e SRa Puga, Buziga, Pepino, Regina, Teda e à todas as outras importantes pessoas que devido minha fraca memória não se encontram nesta lista mas são de vital importância a todas as transformações sentidas a nossa volta, que este nosso projeto seja eterno "enquanto dure". por Fabioquinta-feira, 30 de abril de 2009
DELCIO CARVALHO O CANTOR POETA
quarta-feira, 29 de abril de 2009
RODA DE SAMBA EM PROL DO MANIFESTO QUILOMBOLA
Convidados:
Músicos Convidados (Juca Ferreira/Sandra Rodrigues/Saulo Ligo).
Parceria e Apoio: Clube 13 de Maio, Bar Cruzeiro,
Banda Séculu’s, Músicos Convidados e Simpatizantes.
Local: Clube 13 de Maio.
Data: 03/05/2009 (Domingo).
Horário: das 14h00 às 19h00.
Ingresso: R$ 5,00.
Obs: - Vai ter televisão no ambiente para acompanhar a final do Campeonato Paulista.
Os valores arrecadados com a venda dos Ingressos serão revertidos para ajudar na realização do Ato Público das Comunidades Quilombolas em Brasília no dia 18/05/2009 (conforme Manifesto Quilombola abaixo).
MANIFESTO QUILOMBOLA
Entre os dias 16 e 19/04/2009, ocorreu na comunidade Quilombola de Ivaporunduva, município de Eldorado no Vale do Ribeira (SP) o Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas e a construção do Manifesto em Defesa dos Direitos Quilombolas.
O Manifesto se faz necessário tendo em vista a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) n° 3239 de 25/06/2004, interposta pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), hoje denominado Democratas (DEM), objetivando tornar nulo o Decreto n° 4887/2003 que tem por finalidade “Regulamentar o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos Quilombos”.
Pode-se dizer que todas as conquistas para demarcação e titulação das terras de Quilombos baseados no Decreto n° 4887/2003 podem retroceder caso a ADIN seja julgada procedente, e com isso, mais uma vez, será sacrificada a cultura, a história e os direitos dos povos de Quilombos do Brasil, bem como de toda nação brasileira.
Com a intenção de evitar esse retrocesso, a Coordenação Estadual das comunidades Quilombolas e a CONAQ (Coordenação Nacional de Quilombos) realizarão no dia 18 de maio de 2009 em Brasília um Ato Público reunindo o maior número possível de Quilombolas e simpatizantes, para chamar a atenção das autoridades governamentais quanto ao julgamento da ADIN n° 3239, aproveitando a Consulta Prévia da “Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, que ocorrerá na mesma data e local.
Mediante a gravidade e urgência dos fatos mencionados, faz-se necessário a união de esforços e a mobilização do maior numero de pessoas e de instituições no sentido de apoiar esta iniciativa. Assim pode se garantir o deslocamento do maior número de Quilombolas ao Ato Público em Brasília e o sucesso de mais este passo em busca da liberdade e da justiça plena em favor dos povos Quilombolas do Brasil.
terça-feira, 21 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Um pouco mais sobre o 14 Sambas e a Comunidade Quilombola
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Como hoje é segunda feira e amanhã vai rolar um feriadinho vamos no compasso do malandro
terça-feira, 14 de abril de 2009
Nesta Quarta 15/04 Programa ensaio as 22:15 - Orquestra Bomba do Hemeretério na TV Cultura

Neste programa, Fernando Faro recebe a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, comandada pelo irreverente Maestro Forró. Bomba do Hemetério é um bairro da zona norte de Recife muito rico em cultura popular. Lá, entre as décadas de 30 e 50, Seu Hemetério possuía uma bomba manual de água onde as pessoas iam buscar água, daí surgiu o nome do bairro.A Orquestra começou em meados de 1990, quando Maestro Forró iniciou um trabalho de pesquisa, manutenção, leitura e interação entre as linguagens da música “bombense” e da música de outros lugares. Ela é formada por músicos que nasceram e moram até hoje na Bomba do Hemetério. No repertório do programa, músicas como “Frevando na Bomba do Hemetério”, “Suburbano”, “Dadinha no passo”e “Bolada nas Costas”.
É por isto que eu vivo no "CLUBE DO SAMBA" nesta gente bamba eu me amarro de montão...

segunda-feira, 13 de abril de 2009
Como hoje é segunda feira vamos no compasso do malandro ou melhor malandra
Dica de DVD - Martinho da Vila - O pequeno burguês
Uma conversa de "buteco" este é o tom deste DVD onde Martinho confortavelmente fala e canta várias histórias de sua carreira, ladeado de sua família e músicos incríveis. O riso é certo e a sensação que se tem é de estar no próprio butequim do Martinho. Historias de desfiles antológicos da Vila Isabel, a "dureza" para se gravar o primeiro disco e fatos da vida de bom malandro de Martinho este belíssimo trabalho. Abaixo uma pequena amostra destre grande trabalho, para como dizia meu avô, "lhe atiçar a lombriga". por Fábiodomingo, 12 de abril de 2009
Papo de Bamba - Olha o partido alto aí - Gravado ao vivo nos 40 anos de Mangueira - 1968
Programa Ensaio 22/04 as 22:15 na TV Cultura - Arlindo Cruz

Neste programa, Fernando Faro recebe o sambista Arlindo Cruz. Nascido no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, Arlindo considera que sua base musical foi formada em Madureira, onde viveu ao lado de grandes artistas, como Candeia, que é sua grande referência.Arlindo Cruz conta que é o sambista mais gravado de todos os tempos, com mais de 500 músicas registradas por artistas como Alcione, Maria Rita, entre outros. Por isso, considera-se mais compositor do que cantor. Arlindo lembra dos grandes sambistas do Império Serrano, sua escola do coração, como Mestre Fuleiro, Aluizio Machado, Hélio dos Santos e Dona Ivone Lara, para quem compôs ao lado de Sombrinha “Canto de Rainha”. O músico fala do período em que participou do grupo “Fundo de Quintal”, que é uma grande escola, não só para ele, mas para todos os sambistas da nova geração.No repertório do programa, músicas como “Meu lugar”, “O que é o amor”. “Aquarela brasileira” e “O show tem que continuar”.
sábado, 11 de abril de 2009
Acesse nossas Rádios direto do blog Samba de Fato e Cristina Buarque no Album o "Samba Informal de Mauro Duarte"
Inaugurando a Rádio Ziriguidum 2 em nosso blog: Some a presença da pesquisadora e cantora Cristina Buarque com o pessoal talentoso do Samba e você terá o tom deste album. Além de composições emocionantes o álbum ainda tem a participação de Paulo Cesar Pinheiro em algumas faixas embelezando ainda mais o trabalho. Conforme o pessoal do blog Vermute com amendoim definiu: "De Garrincha a Paulinho da Viola, de Nilton Santos a Walter Alfaiate, o bairro de Botafogo sempre foi celeiro de craques. Mauro Duarte esteve na linha de frente do samba de Botafogo. Nos botequins, nos terreiros, nas rodas, a presença do Bolacha era tão contínua quanto a água que jorrava do pinto do Manequinho. Dezoito anos depois de sua morte, o grupo Samba de Fato e a cantora Cristina Buarque realizam a maior homenagem já prestada ao sambista, com o lançamento do álbum duplo “O samba informal de Mauro Duarte”, pela Deckdisc. São trinta faixas, entre inéditas, raridades e fragmentos de músicas completadas pelo parceiro Paulo César Pinheiro, a partir do repertório escolhido pelo cantor, violonista e produtor do disco Alfredo Del-Penho, que integra o Samba de fato ao lado de Pedro Miranda (voz e percussão), Paulino Dias (percussão e voz) e Pedro Amorim (bandolim e voz)". por Vermute com amendoim
Os "Messias" de chapéu Panamá

sexta-feira, 10 de abril de 2009
O conterrâneo Alessandro Penezzi e Yamandu Costa em momentos descontraídos na noite piracicabana
O que poderia levar anos de ensaio à alguns músicos, aos virtuosos músicos Alessandro Penezzi e Yamandu Costa torna-se um animado momento de lazer. Registro disto foi o último dia 24 de março no restaurante Tambatajá (Piracicaba-São Paulo) onde após o show de Yamandu no Teatro Municipal de Piracicaba, Penezzi, Yamandu e outros amigos foram dar uma relaxada, termo absolutamente modesto ao que fizeram, no restaurante Tambatajá onde histórias animadas e momentos musicais mágicos animaram toda a noite. Abaixo dois vídeos onde peço atenção especial para Raíssa esta tímida jovem piracicabana que orquestrada por Alessandro Penezzi e Yamandu encantou os presentes. No primeiro vídeo Yamandu Costa e Alessandro tocam o choro 1 X 0 de Pixinguinha. Já no segundo vídeo a jovem Raíssa, dá em uma pequena demonstração de seu potencial talento cantando Hino de amor. por Fábio quarta-feira, 8 de abril de 2009
Polêmica no ar... Paulinho da Viola X Benito de Paula

O mundo do samba é rodeado de muitas polêmicas, Noel Rosa X Wilson Batista, Beth Carvalho X Clara Nunes e também uma polêmica não tão famosa assim, mas interessante, como a que se deu entre Paulinho da Viola e Benito de Paula. Quando Benito di Paula começou a despontar na mídia com seu samba "diferente" Paulinho da Viola lançou a música “Argumento”. Em sua música o portelense dizia:“Tá legal, eu aceito o argumento / Mas não me altere o samba tanto assim ....
De gravatinha, terno, cabelo comprido e piano, Benito di Paula fazia o povo requebrar com seu samba diferente. Foi logo tachado de brega pela mídia que também atribuiu na época a música "Argumento" de Paulinho como uma crítica ao seu trabalho que dispontava nacionalmente.
Benito como reposta ao que acreditou ser uma crítica do Portelense, lançou a agressiva música "Não me importa nada" cuja letra dizia o seguinte:
terça-feira, 7 de abril de 2009
Programa Ensaio - Milton Nascimento - Nesta quarta 08/01 as 22:15

O Ensaio estreia a programação deste ano recebendo o cantor e compositor Milton Nascimento. No programa, Milton relembra de histórias que viveu ao lado da amiga Elis Regina, de quem “tinha medo”, segundo disse, e por esse motivo só foi dizer a ela que havia gostado de sua gravação da música “Canção do Sal” seis anos depois de lançada.Milton fala de sua primeira viagem aos Estados Unidos e de suas andanças por Nova York. Lembra que Agostinho dos Santos ao ouvi-lo cantar em um bar, disse que dali em diante o levaria para todos os lugares que fosse. Devido a sua recusa em participar de festivais, Agostinho inscreveu três canções do Milton no Festival Internacional da Canção, sem o seu consentimento. Dentre elas, estava Travessia, música em parceria com Fernando Brant, que conquistou o segundo lugar no festival e deu visibilidade nacional ao artista.No repertório do programa, músicas como “Nos Bailes da Vida”, “Caxangá”, “Caçador de Mim”, “Maria, Maria”, “Paula e Bebeto”, entre outras.A última participação de Milton Nascimento no Ensaio foi em 1995, acompanhado por Wagner Tiso.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Como hoje é segunda feira vamos no compasso do malandro - Mussum da Mangueira
domingo, 5 de abril de 2009
Lundu um dos patriarcas do samba

sábado, 4 de abril de 2009
Riachão e mais sobre a cultura soteropolitana
Menino, muleque e grande conhecedor do cotidiano de seu povo este é Riachão. Impossível ver e não se emocionar com a figura deste sambista que deveria ter como sobrenome o adjetivo alegria. Com vocês mais um pouco de Riachão e suas histórias bahianas.Não há samba sem alegria, Salve Riachão.por Fábiosexta-feira, 3 de abril de 2009
Papo de Bamba - Sapoty da Mangueira (Nega atrevida - 1975)

Nos terreiros quem mandava nos sambas de malandro eram as pastoras. por Monarco
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Batuque na cozinha, nosso livro de receitas - A artesanal costela recheada

quarta-feira, 1 de abril de 2009
A dança de Pixinguinha e sua banda

terça-feira, 31 de março de 2009
Programa Ensaio - Nesta Quarta 01/04 - Gal Costa
segunda-feira, 30 de março de 2009
domingo, 29 de março de 2009
Um Clássico - Os meninos do Rio
1 Cem anos de liberdade(Jurandir da Mangueira - Alvinho - Hélio Turco)• c/ JURANDIR DA MANGUEIRA• O saber poético da literatura de cordel (Baianinho)- c/ BAIANINHO• Os cinco bailes da história do Rio (Silas de Oliveira - Dona Ivone Lara - Bacalhau) - c/ DONA IVONE LARA
sábado, 28 de março de 2009
Zé Ketti o garoto propaganda da GE em 1968

sexta-feira, 27 de março de 2009
Resultado da enquete: O samba morreu?

quinta-feira, 26 de março de 2009
O sambista Nerino Silva - 1968
No período da "Paulicéia Desvairada" junto com a evolução da cidade de São Paulo muitos cantores absorvidos por esta tendência modernista desenvolveram trabalhos interessantes, embora hoje esquecidos. O mundo do samba também teve vários destes talentos que retrataram estas mudanças através de sua obra como Adoniran Barbosa e Germano Mathias. Outro grande exemplo, embora esquecido, desta época foi Nerino Silva, sambista que fez muito sucesso nos anos 50 e 60, chegando a participar junto com Germano Mathias no ano de 1959, de um filme chamado o Preço da Vitória do Diretor Oswaldo Sampaio. Em sua obra constam poucas discografias, depois de sua estréia em 57 na RGE, passou pela Chantecler. Em 1968 na RCA gravou sambas de Oswaldo Nunes, Luiz Wanderley, Zé Kéti, Lupicínio Rodrigues, mas também marcha-rancho (Do meu pensamento saiu lágrima), xote estilizado (Adeus Maria Fulo) e até o clássico Súplica Cearense em ritmo de samba. A música Minha Sogra foi bastante tocada na década de 50 e 60 devido ao bom humor nas letras que animavam vários gostos. Abaixo o álbum Minha Sogra que à exemplo dos trabalhos deste sambista, também são recheados de bom humor, obra interessante para não dizer raríssima. Ouça este disco afinal Isto é Papo de Bamba. por Fábio





