quinta-feira, 27 de maio de 2010

Germano Mathias no Municipal!

Grande notícia, samba no Teatro Municipal de Piracicaba! O samba dos tempos idos se aprimorou e sem cerimonias entrou para o salão da sociedade. Cartola e Carlos Cachaça ja disseram isso há muito. O samba se transformou, como sempre, e vem se transformando com o passar do tempo e o esquecimento do passado, embora viva na memória de poucos que mantém a chama acesa, mas sempre se renova como água da fonte. Claro que o galão de 20 litros sai mais caro e a tendência é aumentar, mas ainda dá pra pagar o preço do samba, pois ainda é bem representado por geniais artistas e Germano Mathias é um deles, autoridade do samba paulista, o catedrático, o sincopado Germano Mathias, o sambista diferente, a ginga do asfalto da paulicéia e samba é com ele mesmo.


Em continência ao samba, Germano Mathias se apresenta amanhã, no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" às 20h00 e o espetáculo é evento da 1ª Semana de Cultura Artistica, promovida pela ACAP, Associação de Cultura Artística de Piracicaba que comemora 85 anos.  

O sambista

Nasceu no dia 2 de junho de 1934, no bairro do Pari na capital paulista. Germano Mathias começou a carreira em 1955, na Rádio Tupi de São Paulo, quando participou do concurso À Procura de Um Astro. Germano gostava de acompanhar a batucada dos engraxates em rodas de sambas das praças do centro de São Paulo. Daí veio a habilidade em tocar latinha de graxa, característica do samba da paulicéia e que marca a personalidade de Germano. Por causa da latinha de graxa, foi convidado tocar frigideira na Escola de Samba Rosas Negras da rua Lavapés, no Cambuci. Aí foi um pulo pro rádio e Gemano tem uma voz que impressiona, pois quando participava em programas radiofônicos, todos achavam que era negro, pela marca vocal de samba sincopado, malandreado e como o próprio diz: com suas presepadas. Quando chagou à televisão, surpreendeu a todos que achavam que era negro, e lá estava Germano, um jovem, figura rara do samba brasileiro, o branco mestiço por brasilidade, que logo ganhou o apelido de Catedrático do Samba, por Randal Juliano, apresentador do programa Astros dos Discos, na TV Record em virtude de um diploma de Bacharel do Samba da Ordem da Palheta Dourada, outorgado pela Escola de Samba X-9 da cidade de Santos, em 1967.   
Germano Mathias foi o primeiro cantor a gravar uma música de Geraldo Filme. Gravou canções de Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Martinho da Vila. Com Jorge Costa fez seus maiores sucessos, como O Baile do Risca Faca e Falso Rebolado. Foi campeão de venda de discos, faturou com comerciais e chegou até ganhar um automóvel de uma gravadora. Outros sucessos vieram em seguida como: A Situação do Escurinho, Falso Rebolado, Guarde a Sandália Dela, Tem Que Ter Mulata, Malvadeza Durão , Malandro de Araque, Baile do Risca Faca, Bonitona do Primeiro Andar, Nega Dina, Cambalacho e Jeronimo (Essa música foi tema do personagem de mesmo nome na novela Cambalacho da Rede Globo). Participou de dois filmes: O Preço da Vitória e Quem Roubou Meu Samba. 
Hoje, com todo o sucesso do passado, Germano mora na lembrança dos que viveram uma outra época e na memória dos que ultrapassam a linha do tempo do samba e conhecem o gênero com naturalidade. Germano é fundamental para a história do samba paulista e assim, brasileiro. Germano foi incentivado a investir na carreira musical por Toniquinho Batuqueiro, piracicabano lendário, cidadão e imperador do samba de São Paulo. Na época Toniquinho disse ao Germano: "se você quiser fazer sucesso, procure o rádio! E o conselho foi ouvido...o tempo passou...hoje o Catedrático reflete sobre a idade, que o atapalha de duas maneiras: alguns o acham velho demais pro sucesso e os produtores novos não o conhecem. Por que será? Adiciona ele no Orkut, ou no Facebook, ou no Sonico, ou no Myspace, ou procura no Google.


Ou copia o link aqui, baixa uns discos dele e aproveita pra salvar o blog nos favoritos! 
http://pratoefaca.blogspot.com/search/label/Germano%20Mathias 


ASSISTA: Alguns vídeos do Germano Mathias na televisão virtual, o Youtube!


Nenhum comentário: