O mundo do samba é rodeado de muitas polêmicas, Noel Rosa X Wilson Batista, Beth Carvalho X Clara Nunes e também uma polêmica não tão famosa assim, mas interessante, como a que se deu entre Paulinho da Viola e Benito de Paula. Quando Benito di Paula começou a despontar na mídia com seu samba "diferente" Paulinho da Viola lançou a música “Argumento”. Em sua música o portelense dizia:“Tá legal, eu aceito o argumento / Mas não me altere o samba tanto assim ....
De gravatinha, terno, cabelo comprido e piano, Benito di Paula fazia o povo requebrar com seu samba diferente. Foi logo tachado de brega pela mídia que também atribuiu na época a música "Argumento" de Paulinho como uma crítica ao seu trabalho que dispontava nacionalmente.
Benito como reposta ao que acreditou ser uma crítica do Portelense, lançou a agressiva música "Não me importa nada" cuja letra dizia o seguinte:
"Já não tenho hora, já perdi meu sono
Não me importo nada, eu lhe abandono
Você me aborrece, com opiniões
Você nem merece, nem me ver passar
Você quer que eu fale, mas eu vou dizer
Olha, eu só tenho que ter Pena de você
Você está perdido, se perdeu no tempo
Da cabeça aos pés, tá cheio de vento
Faça alguma coisa, deixa a gente em paz
Olha o campo verde, é todo seu, rapaz!"
Brega ou não, 20 anos depois o trabalho de Benito di Paula voltou para mídia através do grupo Revelação, regravando um sucesso de nome “Do jeito que a vida quer”. Quanto a Paulinho, em entrevista ao jornal O SAMBA, quando foi questionado sobre o fato acima, ele mostrou-se magoado com o boato e negou veementemente que o alvo fosse Benito: “Claro que não é para ele, eu nunca faria isso com um colega”, mais uma polêmica no ar recheada a uma ótima história. (Créditos desta postagem ao pessoal do Blog O samba é meu dom). por Fábio
10 comentários:
benito tem musicas maravilhosas...eu respeito o trabalho de paulinho da viola, mas ele é um chato, naum tem boa voz e as musicas são boazinhas!!!
INFELISMENTE SÓ TIVE ASCESSO A ESTE TEMA AGORA. MAS POSSO DIZER SEM MEDONÃO SOU ANONIMO.AS GRANDES PENDENGAS CRIADAS PELOS COMPOSITORES ACABAM SEMPRE DANDO AO POVO QUE GOSTA DE BOA MÚSICA O MELHOR DE CADA PARTE.
PARA MIM BENITO É O MELHOR DE TODOS.MAS PAULINHO É UM FENOMENO QUE DEVE SER RESPEITADO.
NA ÉPOCA DESTA EU ACREDITEI QUE ÉRA VERDADE, QUE HAVIA SIM ESTA DISPUTA SADIA ENTRE ELES, E EU ADOREI.
MEU NOME É GILSON FERREIRA(O MARROM) DE GUARULHOS.
NÃO PODEMOS AFIRMAR COM CERTEZA SE ESTA POLEMICA É VERDADE OU NÃO MAS BENITO DI PAULA É SEM DUVIDA UM ARTISTA EXTRAORDINARIO SE FOR VERDADE A MUSICA ARGUMENTO ENTÃO COM TODA CERTEZA FOI UM TIRO NO PÉ PARA PAULINHO POIS DEPOIS DISSO BENITO LANÇOU MUSICAS MARAVILHOSAS COMO "OSSO DURO DE ROER" "PROTEÇÃO AS BORBOLETAS" "TUDO ESTÁ NO SEU LUGAR" E MUITO MAIS OBRAS PRIMAS QUE SÓ ENRIQUECERAM SEU TRABALHO
Eu acho que eles são os dois artistas extraordinários. Gosto de ouvir sua música em minha casa enquanto eu ordenar a minha casa. meus cães também gosto da música e, enquanto eles estão em seu cercado para cães, eles abanam o rabo e casca.
Compreendi a revolta de Paulinho. Benito de Paula matou o samba raiz
Quem é Benito de Paula para chegar aos pés de Palinho da Viola.
Quem é Benito din Paula ??? olha se o Paulinho vendeu ametade dos discos do Benito já foi muito, não que o Paulinho não tenha o seu valor mas menosprezar o Benito é um grande erro, que a própria mídia faz por conta do protecionismo de uma pequna elite da MPB - reresentada por Caetano, Gil e cia
Benito di Paula é muito maior que tudo isso, basta ouvir suas canções.
Admiro ambos os compositores que possuem importância acima da média na música popular brasileira. Dizem que gosto não se discute, mas perguntar quem é Benito di Paula afirmando que o mesmo não chega aos pés de Paulinho da Viola é no mínimo ignorância. Estamos falando de um artista natural de Nova Friburgo-RJ que partiu pra São Paulo tentar a sorte e se tornou um dos maiores vendedores de discos de todos os tempos. Todo meu respeito a esses dois mestres.
Comparar o que não tem comparação. Ambos fazem música de boa qualidade, ambos são artistas populares. Um optou por um modo mais acessível ao grande público, outro permaneceu mais fiel às origens do ritmo. Nada tira nem bota mais ou menos valor à ambos. Vamos ouvir os dois!
Eles se falam?
Postar um comentário