segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PAPO DE BAMBA - 3ª EDIÇÃO - MUSSUM "FORÉVIS"



Uma vez por mês o Projeto 14 Sambas publicará aqui informações sobre ilustres sambistas mostrando um pouco de sua obra, vida e luta em prol do Samba e do cotidiano brasileiro. De origem humilde nascia no morro da Cachoeirinha no dia 7 de abril de 1941 Antonio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum da Mangueira. Em seu currículo participações no grupo Originais do Samba e trabalhos e filmes como humorista no grupo os Trapalhões. Serviu a força aérea durante 8 anos, foi o fundador do grupo os Sete Modernos o qual posteriormente deu origem ao Originais do Samba. Mussum recusou vários convites do grupo os trapalhões antes de participar de seu elenco, se tornando ao aceitar o convite, o único afrodescendente a integrá-lo, um marco para época. Apaixonado pela Mangueira, todos os anos sua figura era vista durante os desfiles da agremiação no meio da Ala das baianas, da qual era diretor de harmonia, perdendo raramente um ensaio. No entanto o que pouca gente sabe é que Mussum fez três trabalhos solos, "Agua Benta" em 1978, "Descobrimento do Brasil" em 1980 e o último em 1986 de nome "Mussum". Ele sempre foi um profundo conhecedor de sambas e segundo depoimento de seu amigo Dedé Santana “ele era o único dos Trapalhões que não representava um personagem. O tempo todo, Mussum era ele mesmo: alegre, brincalhão, risonho, querido por todos não precisando do menor esforço para ser engraçado..."
No link abaixo você poderá baixar o disco de 1980 "O Descobrimento do Brasil", com músicas assinadas por grandes bambas do samba como Geraldo Babão, Walter Moreira, Baden Powell, Ari do Cavaco, Eduardo Gudin, Paulo César Pinheiro, Almir Guinéto, Beto Sem Braço entre outros, e no vídeo abaixo uma apresentação raríssima do Grupo Originais do Samba o qual deu grande notoriedade a Mussum como sambista. Clique no link (em rosa) e baixe o disco ISTO É PAPO DE BAMBA. por Fábio
(Atenção: Este link encontra-se na Internet através de blogs e não é de responsabilidade dos membros do Projeto 14 Sambas devendo ser deletado de seu micro no período máximo de 24 horas.Recomendamos que adquiram o cd na intenet através de sites como www.buscape.com.br ou similares preservando os direitos do ator)

Nenhum comentário: